sexta-feira, 29 de abril de 2011

Crime?

O que é um crime?


Quando se pensa num crime pensa-se em homicídio, roubo, rapto e coisas deste género, algo 'mau' (malvado) que não se deve fazer e que têm um preço a pagar por tal acto... Mas crimes não é só isso.


Na wikipédia diz:
Crime, em termos jurídicos, é toda conduta típica, antijuridíca - ou ilícita - e culpável, praticada por um ser humano.
Em um sentido vulgar, crime é um ato que viola uma norma moral.
Num sentido formal, crime é uma violação da lei penal incriminadora.'

Mas cada pessoa têm um significado próprio para 'crime' , pode ser mais inocente ou não , há quem diga por exemplo: "É um crime estragar esta música" e não tem nada a ver com o que está dito na wikipédia.

Mas quase se fala num crime perfeito todos pensam no homicídio perfeito (há quem pense num assalto perfeito), mas no acto de matar alguém , outro ser vivo semelhante a nós e algo que é visto como algo nojento e condenável sem pensar duas vezes. Mas porquê?
Há quem mate para salvar-se a si próprio, para salvar outros, para melhorar o mundo.. essas pessoas são vistas como heróis , mas há mais pessoas que matam também para melhorar o mundo e são vistas como assassinos e não são diferentes dos outros! Sentem o mesmo quando matam, só alguns que não sentem emoções ou que gostam de matar para tirar prazer disso é que deviam ser internadas em hospícios pois não batem muito bem [ou talvez isso seja normal para eles e gostem de ser como são , não sei,  não os entendo].

Mas em livros, anime, séries, filmes e coisas do género quando se vêem assassinos eles não parecem 'nojentos' , muitos até nos captivam e isso é normal, pois vemos os seus motivos , a maneira como pensam e somos levados por eles. Os vampiros matam para 'comerem' , o Dexter e Light e muitos outros matam pessoas que são 'más' e que só 'sujam' o mundo tipo criminosos , etc..
Há muitos factores (sociais, temporais, etc) que nos leva a pensar de maneira mais branda ou mais bruta conforme os casos, pois também há idiotas que matam por matar , por 'negócios' ou por motivos muito estúpidos e também há o suicídio que mesmo que seja a própria pessoa a tirar a vida é um crime, e é de certa forma algo de cobardia pois muitos fazem isso porque não conseguem ou não sabem lidar com os problemas que têm.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário